Quem Somos - Environmental, Social and Governance (ESG)


A importância do ESG na Western Asset

O investimento em ESG tem sido um princípio muito importante na visão fundamentalista de longo-prazo há muitos anos. A Western Asset busca investir em um conjunto diversificado de oportunidades que gerarão retornos ajustados pelo risco superiores para seus clientes ao longo do tempo. Ao analisar essas oportunidades, os profissionais de investimento da Western Asset consideram diversos fatores que podem impactar fluxos de caixa futuros. Esses fatores incluem pontos de ESG que podem afetar o perfil de risco / retorno de seus investimentos.

Como signatária dos seis princípios da iniciativa Principles of Responsible Investment “PRI”, a Western Asset trabalha juntamente com outros investidores institucionais ao redor do mundo para desenvolver esses princípios. Entre os objetivos compartilhados estão a maior integração de ESG ao processo de investimentos, aprimoramento da qualidade de divulgações não-financeiras pelas empresas emissoras de dívidas ou ações, envolvimento na administração das empresas visando melhorar o desempenho ESG e elevar a conscientização e a aceitação do ESG por meio de iniciativas colaborativas. De acordo com esses princípios, as atividades e o progresso da Western Asset em direção a essas metas são avaliadas anualmente pelo PRI.

  • Como a ESG é Integrada no Processo de Investimento da Western Asset

    Os profissionais de investimento da Western Asset consideram uma ampla gama de fatores macroeconômicos e geopolíticos para formar perspectivas sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos governos, indústrias e empresas. Essas considerações incluem, por exemplo, a análise de como o consumo de matéria-prima, as mudanças climáticas, a demografia e o desenvolvimento socioeconômico afetarão a renda, a riqueza e o crescimento global no futuro.

    Os analistas da Western Asset examinam os fatores ESG ao nível do emissor, concentrando-se naqueles que potencialmente afetam a qualidade do fluxo de caixa futuro. Os analistas baseiam-se em modelos de terceiros e pesquisas próprias para avaliar o desempenho e as perspectivas ESG dos emissores. Os tipos e a importância relativa dos fatores variam dependendo do setor, bem como do emissor individualmente. Os investimentos que não atendem aos padrões ESG da Western Asset são tratados como investimentos de maior risco, pois seu fluxo de caixa futuro pode ser afetado adversamente por acontecimentos como sanções legais, introdução de novas regulamentações ou mudanças na preferência do consumidor. A Western Asset avalia, então, se o mercado está analisando adequadamente o desempenho do emissor com base nos fatores ESG.

    Um número crescente de companhias que a Western Asset considera para investimento tem exposição a fatores ambientais que devem ser considerados quando da construção dos portfólios. Tradicionalmente, estes incluem empresas de utilities para as quais a regulação coloca requerimentos precisos sobre fatores de qualidade ambiental. A Western Asset há muito tempo reconhece os desafios ambientais inerentes a setores industriais tais como siderurgia e mineração, maquinário pesado e óleo e gás. Entretanto, preocupações ambientais aplicam-se a muitos outros setores na medida em que mudanças nos custos da energia e nas condições do clima podem ter efeitos que permeiam todos os setores.

    Fatores sociais também podem afetar a maneira como os consumidores enxergam uma companhia e suas operações. A Western Asset considera uma série dessas questões, como as relações com funcionários, práticas de segurança no local de trabalho, políticas de proteção ao consumidor, recrutamento e desenvolvimento de talentos e relações com a comunidade. Esses pontos são particularmente importantes quando o emissor é uma entidade governamental, onde a composição demográfica, as tendências socioeconômicas e a distribuição de renda podem afetar a trajetória de crescimento de um país.

    A governança assume um papel crítico na análise ESG da Western Asset, pois estabelece as bases para um negócio sustentável e bem administrado. Consideramos a governança crucial não apenas como um fator de risco independente, mas também como um indicador de como o emissor gerencia suas questões ambientais e sociais de longo prazo. Sem elevadas práticas de governança, que incluem gerenciamento proativo, relatórios robustos e fortes controles de riscos, a Western Asset não pode confiar que liderança e integridade estarão presentes em fatores ambientais e sociais.

    Com todos os fatores ESG, a Western Asset avalia até que ponto cada companhia está se adaptando para melhorar suas práticas neste ambiente de mudanças. Vemos as iniciativas e comunicações sobre sustentabilidade corporativa como indicadores importantes de como as empresas gerenciam seus custos operacionais.

  • Engajamento na Western Asset

    Na medida em que a Western Asset explora uma ampla gama de oportunidades de investimento, abrangendo muitos emissores privados e públicos, o diálogo entre seus analistas e os administradores das empresas é um componente chave na avaliação dos investimentos. O envolvimento com a gerência permite que nossos analistas realizem uma análise mais concreta sobre os pontos de ESG que são inadequadamente tratados pelas políticas existentes. Em alguns casos, particularmente com emissores de capital fechado, nossos analistas se engajam para aumentar a conscientização sobre a importância das práticas ESG.

    Como investidores de longo prazo e orientados por valor, exigimos retornos maiores de empresas que demoram a implementar as práticas de ESG. Por outro lado, recompensamos aquelas cujo perfil ESG acreditamos será melhorado, mas cujos spreads mais do que compensam suas deficiências históricas.

  • A Western Asset como um Parceiro ESG

    Reconhecemos que não existe um padrão universal para avaliar investimentos de uma perspectiva ESG. Os detentores de ativos podem variar muito em termos dos valores e temas específicos que desejam expressar em seus portfólios. Embora a Western Asset tenha historicamente integrado a análise ESG em todos os seus portfólios como parte de sua pesquisa de valor fundamentalista, temos clientes que desejam enfatizar visões de natureza mais específica (por exemplo, preservação ambiental ou exclusão de certas atividades econômicas). Olhando para o futuro, a Western Asset reconhece que a aplicação dos fatores ESG está evoluindo e, com a colaboração de outros investidores institucionais, procura fazer parte do seu progresso.

ESG
Você está considerando ESG?

Muitos detentores de ativos estão atualmente considerando se e como incorporar os fatores ESG em suas carteiras. Questões comumente exploradas neste processo incluem: Qual é a relevância dos fatores ESG para os investidores? Quais fatores ESG contam? Como a qualidade ESG dos portfólios pode ser medida? Como especificamente os fatores ESG devem ser aplicados aos portfólios?

Como um gestor global, a Western Asset tem ajudado muitos clientes a pensar sobre essas questões. Por favor, entre em contato conosco se você quiser mais informações.

Entre em Contato
Bonnie M. Wongtrakool
Global Head of ESG Investments esg@westernasset.com
Materiais Adicionais