Filosofia - Controle de Risco


A Western Asset possui uma equipe dedicada à gestão de risco das carteiras e à sua incorporação no processo de investimento da companhia. Embora integrada à unidade de gestão de investimentos, ela faz parte de uma estrutura funcionalmente independente. Essa equipe combina o melhor da tecnologia e da experiência da Western Asset para desenvolver ferramentas e procedimentos de controle de risco. Tais recursos provêm análise diária não apenas para o próprio Departamento de Análise e Gestão de Risco como também para a Equipe de Investimentos, assegurando a integração de práticas profissionais de controle de risco à gestão dos portfólios.

Sistemas Terceirizados e Personalizados

A Western Asset utiliza uma ampla gama de sistemas, terceirizados ou desenvolvidos internamente, para ampliar suas capacidades de pesquisa e de análise quantitativa. Esses sistemas também proporcionam informações abrangentes sobre todas as carteiras e títulos desde o nível individual até o estratégico, contribuindo para elevar o padrão de detalhamento e enriquecer a variedade de ferramentas com as quais a Western Asset gerencia fundos e carteiras de investimento. Apesar de usar um grande número de modelos independentes para avaliar o risco de diferentes carteiras, a empresa compreende que a qualidade dos modelos quantitativos depende das hipóteses nas quais eles se baseiam. Portanto, a análise de alta qualidade aliada à experiência dos profissionais são aplicadas aos modelos quantitativos, aumentando a utilidade dos dados.

Avaliação de Risco

A equipe de gestão da Western Asset conta com uma variedade de relatórios gerenciais de avaliação de risco de suas carteiras e fundos, de maneira a alinhar cada portfolio a três diretrizes: alinhamento da carteira com a tolerância a risco do cliente, alinhamento entre risco e retorno e alinhamento entre benchmarks comparáveis, para que sejam estruturados da mesma forma. Os relatórios principais de gestão de risco monitoram diariamente duration, exposição a diferentes mercados (em termos absolutos e relativos ao benchmark), decomposta em diversos fatores. Outros relatórios mostram diariamente a exposição (em termos absolutos e relativos ao benchmark) a diferentes mercados, decomposta em fatores como maturidade, duration e qualidade do crédito.

Análise de Risco Permanente

A Western Asset executa diariamente uma extensa análise de dados durante todo o horário de negociação do dia. Essas análises ocorrem entre os vários escritórios ao redor do globo e envolvem revisões detalhadas de posições das carteiras, e aspectos como concentração por setores e subsetores e monitoramento de duration das principais taxas de juros. A empresa utiliza um conjunto abrangente de sistemas de risco para monitorar as concentrações e exposição das carteiras a vários setores, títulos, níveis de duration e alterações na curva de juros. São também realizadas análises de cenário, incluindo stress-testing e análise de sensibilidade, para analisar a exposição das carteiras a diversos fatores do mercado. A Western Asset também monitora a aderência dos portfólios em relação aos seus benchmarks, tanto de forma histórica (ex-post) quanto preditiva (ex-ante).