Processo - Renda Variável


Pesquisa, seleção de setores e ações

A Western Asset possui uma equipe própria de pesquisa, responsável pelo acompanhamento de mais de 100 empresas no mercado nacional, com foco especial em companhias de pequena e média capitalização (mid caps/small caps) e na gestão ativa de estratégias diferenciadas:
  • Core: produtos referenciados a um benchmark conhecido, tais como: Ibovespa, IBrX, ISE
  • Absolute Alpha: produtos não referenciados a benchmark
  • Long & Short: produtos não direcionais
  • Setoriais/Multi-setoriais: produtos que apresentam exposição a riscos específicos de um ou mais setores econômicos
  • Small Caps: produtos com foco em ações de empresas conhecidas como small capitalization
  • Dividendos: produtos que buscam ações que apresentem a melhor relação entre distribuição de dividendos e potencial de apreciação

O Processo de Investimento de Renda Variável é baseado na pesquisa de ações e setores e em metodologia de construção do portfólio que considera o retorno e risco relativos contra os benchmarks preestabelecidos.

Modelo de Construção do Portfólio (Portfólio-Modelo)

Um portfólio-modelo é construído e ajustado utilizando-se de técnicas quantitativas e de uma metodologia de suporte, que possibilita aos membros do Comitê de Investimentos de Renda Variável identificar, quantificar e controlar o risco ativo envolvido na estratégia. A exposição da carteira aos setores econômicos e aos fatores de risco são analisados regularmente.

Administração da Carteira de Ações

Os gestores utilizam o portfólio-modelo como uma referência para a construção e administração das carteiras, e executam compras e vendas de ativos para atender aos fluxos de aplicações e resgates, visando manter a aderência ao mesmo.

A aderência das posições correntes da carteira ao portfólio-modelo é revisada diariamente pelos gestores e semanalmente pelo Comitê de Investimento de Renda Variável. Há ainda um comitê de performance que revisa mensalmente a consistência do desempenho da carteira contra os benchmarks estabelecidos e os produtos da concorrência. Por fim, a liquidez das ações que compõem o portfólio-modelo é acompanhada semanalmente pelo Comitê de Investimentos de Renda Variável.